Sim, meu time perdeu. Sim, estou triste! O que isso mostra sobre mim? Que eu sou coerente, que tenho sentimentos, que me importo com coisas que meu filho, meus sobrinhos, meu irmão, minha irmã, minha mãe e eu e muitos amigos aprendemos a valorizar. Um time de futebol no Brasil é praticamente um membro da família, um amigo, alguém que queremos o bem, que torcemos para que cresça na vida que tenha sucesso. Como estou em outro fuso horário além de não poder ver o meu time na TV, tive que pesquisar um site, fazer streaming e tudo isto para ver um jogo às 2 horas da manhã. Acordei comm sensação de “que saco”, “por que tinha que ser assim?”. Teria sido tão melhor ganhar…
Mas me conte, o que isso influencia a vida de quem torce para um time que não jogou? Sei que houve fogos de artíficio noite passada em Porto Alegre e que a “pegação de pé” continuará hoje, amanhã até sei-lá-quando. É assim que as coisas são no Brail. E o que isso diz sobre esta pessoa? É como se um desempregado gastasse dinheiro fazendo festa para comemorar que seu ex-colega de trabalho não foi promovido. Que sentido tem? Ele nem estava mais na empresa! É gastar o que você não tem ao invés de economizar para quando precisar. Este é o mesmo sentimento que leva as pessoas a puxarem o tapete de quem está bem no trabalho pelo simples motivo de não ter conseguido um espaço melhor. Este mesmo sentimento leva você a estacionar em vaga proibida, furar fila… é o sentimento de “azar o teu”. O cara cai e ao invés de estender a mão, pisa-se em cima. É assim no Brasil, uma pena!
Seu futuro chefe pode estar abatido hoje. Será que ele(a) contratará você tendo visto esse comportamento? Coisas bobas como estas podem custar um trabalho, podem custar uma promoção e certamente resultam em antipatia. Uma futuro parceiro de negócios seu pode decidir que não quer ter contato profissional com você.
Hoje, e sempre, antes de postarem piadas sobre futebol, reflita um minuto mais sobre quem está na sua rede social, quem lerá seus comentários e como isto poderá influenciar sua imagem perante eles. Seu time ganhou? Comemore! Você merece estar feliz. Seu time perdeu? Fique triste, é compreensível! Seu time não jogou? Seja esportivo, fique feliz internamente, mas não “queime seu filme” ou oportunidades futuras. Nossa imagem vai muito além do que vestimos, da cor de cabelo. Uma imagem pessoal é composta também do que se diz e do comportamento que se tem na vida real e virtual.
Lembre-se, sua imagem pessoal no mundo digital tem um alcance muito maior do que sua imagem real no dia a dia. O alcance do que se escreve em mídias sociais é muito maior do que do que se fala em uma roda de amigos e pode chegar facilmente em quem, com certeza, você não gostaria que chegasse.
Torça, vibre e cuide da sua imagem sempre!
by