Se você gosta de uma boa cerveja e de visitar pubs irlandeses já deve ter marcado algo para o dia de hoje. Mas, você sabe por que os americanos e, é claro, irlandeses, comemoram o dia de Saint Patrick’s?
Embora St. Patrick seja um santo irlandês e um dos padroeiros do país celta, o primeiro desfile em sua homenagem aconteceu em Nova York em 1762 e foi organizada pelos imigrantes que são na verdade os maiores colonizadores da Big Apple. Com o aumento da imigração irlandesa para NYC, o dia passou a ser oficialmente comemorado a partir de meados do século 19. Não é à toa que São Patrício passou a ser padroeiro de NYC também.
NYC 1909
Dias Atuais
Seu nome verdadeiro não era “Patrício”, ou em inglês, “Patrick, mas foi como ele passou a ser chamado após sua morte em 17 de março de 461. Quando virou padre ele foi responsável pela conversão de milhares de irlandeses aos Cristianismo e ficou famoso por usar um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) aos pagãos. Ele foi o primeiro bispo irlandês.
Com o passar dos tempos o trevo que era de três folhas passou para quatro devido ao significado de sorte que ele tem por ser mais raro. Já os duendes (leprechauns) são característicos da Irlanda e aparecem nas celebrações pela origem de St. Patricks e não têm qualquer relevância regiliosa. Na verdade faz muito sentido, quem bebe muito, vê duendes e vai atrás do pote de ouro que só vai encontrar se tiver muita sorte, sorte de quem carrega um trevo de quatro folhas consigo! (risos)
E vou parando por aqui, pois não vou ficar de fora da comemoração…
Um feliz dia de São Patrício para todos e que o trevo de três folhas seja de toda a sorte!
(Se você gosta de música, aproveite para ouvir um pouco do melhor – na minha opinião – do que a Irlanda oferece, The Corrs)