Não faz muito tempo que me tornei Consultora de Imagem e comecei a atuar na área. Antes eu era Psicóloga e Psicanalista. Sou brasileira, moro em NYC e sempre estou antenada no que está rolando nos dois países.
Quando conheci melhor a profissão de um Consultor de Imagem e decidi iniciar os meus estudos nessa área pequisei muito sobre cursos e instituições sérias que poderiam me dar o conhecimento e sustentação pra ingressar nesta nova carreira. Foi nesse momento que comecei a perceber as semelhanças que existem entre as minhas duas – e agora já unidas – profissões.
Assim como a Psicanálise, a Consultoria de Imagem não tem um órgão regulador. Explicando melhor: no Brasil, quando decidimos cursar uma faculdade, sabemos que tem um órgão do governo que regulamenta a faculdade e as instituições de ensino. Na Psicanálise e na Consultoria de Imagem isso não existe, e isso não desqualifica a profissão. Muitas vezes é ao contrário, dá liberdade para o aluno, futuro profissional, escolher a instituição que melhor o representa e com a qual ele mais se identifique.
Mas, como tudo na vida, tem um lado ruim. Muitas vezes quem está ingressando na área não sabe a história que sustenta cada uma destas instituições e a escolha fica difícil. Ainda mais quando falamos da Consultoria de Imagem no Brasil, que é uma profissão recente e que vem crescendo a cada dia. Vejo na internet – meio pelo qual mato as saudades e me atualizo sobre o que acontece no Brasil – muitos sites de consultoras que oferecem cursos dos mais variados tipos e estilos. Sites lindos, bem elaborados e cheios de detalhes porém, quando leio o conteúdo e especificações do curso me preocupo. Percebo que muitas vezes técnicas e materias que levaram anos pra serem desenvolvidos – como a análise de cores – são utilizado com… como posso dizer… com pouco cuidado. E pra quem não sabe o que eu estou falando é só pegar uma foto, de preferência bem colorida e faça uma cópia – viu? A cor mudou! Então a reprodução de materiais sobre o estudo de cores e vários outros que são utilizados na Consultoria de Imagem passam por um loooongo processo de estudo até serem comercializados. E este é apenas um pequeno exemplo do que eu vejo por aí e por aqui também.
Não acreditem em cursos que oferecem milagres e nem em carreira fácil. Para se ter sucesso nessa carreira, assim como na psicanálise, é necessário muito estudo – de qualidade – e trabalho sério. Então, a minha dica hoje não é sobre looks ou tendências, mas sim de pesquisa! Procurem ler e pesquisar sobre o curso e a instituição onde investirão seu tempo e energia. Como diz o ditado: “Não julguem um livro pela capa” ou pelo site. Sua credibilidade profissional começa pelas escolhas feitas na sua formação.
Artigo escrito por Mariana Baldo – Consultora de Imagem e Psicóloga – que é parte da equipe do IRCNY e do Consultoria de Imagem by Lici Diniz no New York Experience.