fbpx
pontuaçao

Sua escrita, sua imagem

Nada como a chance de revisar, corrigir ou editar algo antes que um dano grande aconteça.

Há muito venho me preparando para escrever sobre o assunto “Comunicação em Mídias Sociais”, mas a abordagem deste tema é de certa forma delicada. Como, via de regra, mídias sociais são uma ferramenta mais informal de comunicação, elas acabaram dando espaço para uma forma mais alternativa de escrita. Já não se exige tanto do redator até por que o próprio leitor não tem tanto tempo para observações mais profundas ou detalhadas. Entretanto, a palavra escrita digitada e digitalizada tem uma vida muito mais longa do  que a palavra escrita. É sabido que mesmo que apagada a palavra que foi colocada na Internet deixa rastro e pode ser recuperada e voltar à vida!! Ou seja, não seria melhor evitar o dano antes que ele aconteça?

A preça é inimiga da perfeissão! Hey, não percebeu? Claro que sim… O certo é a “pressa” é inimiga da “perfeição”. Obviamente a mensagem da frase escrita errada vai ser entendida, mas a interpretação da sua imagem, sua pessoa, pode ser muito negativa. Quando algo escrito errado é (re)compartilhado na Internet o público alvo é multiplicado pela audiência de quem a compartilhou. Consequentemente, a sua imagem com um possível cliente, ou mesmo – âmbito íntimo – com possível relacionamento, será aquela reforçada pelo seu erro.

herrar

Assim como na vida “real”, no mundo virtual vamos criando intimidade com nossos amigos, leitores ou seguidores e aos poucos vamos tendo o direito de apresentarmos errinhos bobos até mesmo para salientar algo, como fiz no parágrafo acima. Porém, se este erro não for contextualizado, ele será visto apenas como erro quando alguém que não tenha sido inserido no contexto original tiver acesso à mensagem. Ou seja, se você deseja construir uma imagem pessoal, profissional ou mesmo uma marca utilizando o mundo virtual como plataforma de divugação, tem que se preocupar sempre não só com o que  escreve, mas com a forma que escreve.

Seja qual for a plataforma que você estiver usando, é bem provável que haja um corretor ortográfico automático mostrando a palavra correta. Ou, ainda, é possível que ele deixe a palavra grifada mostrando o erro. Com recursos deste tipo, fica relativamente fácil não errar, basta dedicar um minutinho a mais antes de “postar”. Fora isso, é sempre bom dar uma olhadinha no Google quando há dúvida sobre a grafia correta de algo. O tio Google logo apresenta algo como “o correto é pressa ou preça?” e você além de se poupar uma gafe, aprende algo novo na hora. Obviamente o tio Google não é à prova de erros, então quando o assunto é um pouco mais importante, um dicionário segue sendo o melhor amigo.

google

 

Mas e quando o problema é pontuação? Ah, a pontuação! Você deve lembrar o quanto detestava as aulas de português e não lembrar de nenhuma regra sobre como pontuar. Então vai uma dica: PONTUE! Uma sequência de palavras sem vírgulas ou pontos pode levar a sérios problemas com seu cliente, fornecedor,  e mesmo namorada(o). Lembre de coisas simples como a necessidade que o leitor tem de respirar. A pausa dá tempo para isso, se acontecer em local errado na frase, todo significado pode ser alterado. Pausa longa reflete ponto final e mudança de frase.

Ah, outra coisa… Uma frase precisa sempre de um verbo (uma ação) para ter sentido, se ainda não tiver aparecido um verbo, muito provavelmente não pode haver ponto final. Salvo exceções de respostas a perguntas que podem não apresentar qualquer verbo, contanto que tenham a informação solicitada. E não esqueça, antes de dar “Enter” e enviar sua mensagem ou artigo, leia e peça para alguém também ler! Quem escreve já tem o  assunto dominado na cabeça e pode não perceber erros ou falta de pontuação.

pontuaçao

Como mensagens não se auto escrevem (apesar de carros já se auto dirigirem), sempre há uma pessoa por traz das mensagens digitadas e ela será considerada “proprietária” do que foi postado. Português mal escrito, palavras com grafia errada e textos sem pontuação geram a mensagem de descuido, negligência e até de falta de conhecimento e consequente falta de habilidade de prestar algum tipo de serviço. Quem confia em um advogado que não sabe escrever? A imagem do profissional é diretamente ligada à forma como ele escreve.

Para garantir que sua empresa não seja pega em armadilhas, contrate um serviço de Assessoria e garanta que além de seu texto, sua imagem pessoal e profissional também sejam lidas e compreendidas da maneira que você deseja. Garanta sempre que seu texto seja revisado, corrigido ou editado antes de ter sua imagem danificada.

 

Share this post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Translate »